quinta-feira, 24 de março de 2011

HISTÓRICO DE SÍLVIO FERREIRA AQUINO


    Sílvio Ferreira Aquino nasceu em 21 de agosto de 1900, filho de João Aquino Fagundes e Isabel Ferreira Aquino. Grande criador de cavalos crioulos e de bovinos de raça zebu. Estudou na Suíça de onde regressou para administrar os negócios da família. Desde muito jovem se preocupava com os menos favorecidos. Em 1923 incorporou voluntariamente às Forças Revolucionárias. Cessada a luta armada, voltou a casa paterna, mas lutando sempre na antiga Aliança Libertadora. Em outubro de 1928 junto a Severino Azambuja e Samuel da Jornada Dorneles, participou do Congresso em Bagé quando foi fundado o Partido Libertador.
         Em 1936 elegeu-se Prefeito Municipal de Santiago, onde permaneceu até dezembro de 1945. Dedicou especial atenção ao ensino e à assistência social, durante seu mandato foram construídos os Grupos Escolares João Aquino (Unistalda), Moisés Viana (Florida) e o Grupo Escolar Apolinário Porto Alegre, em convênio com o Estado. Nunca utilizou um veículo da prefeitura, seus vencimentos eram distribuídos às entidades assistenciais da cidade.
Em 1951 elegeu-se novamente prefeito, continuando a dar atenção à educação e assistência social que para tanto instalou uma farmácia nas dependências da Prefeitura, onde distribuía gratuitamente dia e noite medicamentos aos pobres.
Independente de sua atividade como administrador, fazia expediente duas vezes por semana em sua residência “Solar dos Aquinos” na Avenida Júlio de Castilhos.
Sílvio Aquino adquiria e fornecia gratuitamente sementes para plantio em lavouras, mudas de árvores frutíferas, bois para trabalho, vacas de leite, ranchos, máquinas de costura e de escrever.
Nos dias 21 de agosto, dia de seu aniversário, e 1º de janeiro oferecia um grande churrasco nas suas fazendas: “Árvore” e “São José”, não precisava convite, só não permitia que levassem bebida alcoólica.
Ajudou muitos jovens a pagar os estudos e muitos se formaram graças a ele, só não ajudava quem queria fazer carreira militar.
Silvio Ferreira Aquino era também pianista, mas jamais tocou em público e nunca se casou. Faleceu em sua residência em 21/04/1958, e em seu túmulo foi colocada a inscrição: “AQUI JAZ O PAI DA POBREZA DE SANTIAGO”
         O nome da nossa Escola, foi dado em sua homenagem, pois ele era o prefeito da época.
A Escola Sílvio Aquino foi fundada em 1º de março de 1941, na Rua Riograndino Becker na Vila Itu, atualmente localiza-se na Rua Centenário, 2651- bairro São Vicente.
A partir de 1998 ficou denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Sílvio Aquino.
Atualmente a Escola conta com 215 alunos, 19 professores e 6 funcionários. Traz como Lema: "Respeitar Para Educar e Transformar".
->Projetos desenvolvidos na escola: e
->Programa A União Faz a Vida: Construindo Relações Intra e Interpessoais Para Valorização da Vida e do Meio Ambiente;
->Incentivando a Leitura;
->Pasta Mágica;
->Despertando o Prazer pela Leitura;
->Trilhas da Natura;
->Sacola da Leitura;
->Educação Fiscal: Uma Escola Cidadã Faz a Diferença;
->Grupo de Dança "Sonho de Piá".

3 comentários:

  1. Silvio era irmão do meu avó Ariano não conheci eles pois na época era muito novo, mas sei da história deles na cidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos André,
    A minha bisavó Idelvina Aquino tambem era irmã do Silvio Aquino. Estou buscando mais informações sobre eles. Meu nome é Deisi Gomes e sou neta do Tibire Aquino Gomes. Se quiser entrar em contato comigo meu e-mail é deisigatir@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos André,
    A minha bisavó Idelvina Aquino tambem era irmã do Silvio Aquino. Estou buscando mais informações sobre eles. Meu nome é Deisi Gomes e sou neta do Tibire Aquino Gomes. Se quiser entrar em contato comigo meu e-mail é deisigatir@gmail.com

    ResponderExcluir